Minicursos Pré Congressos
MINI CURSO – PRÉ CONGRESSO
|
Arteterapia aplicada à organizações sociais, públicas e privadas. Silvana Zoppi (SP). Este minicurso aborda um dos mais promissores campos de atuação da arteterapia e o menos explorado pelos profissionais da área. Nana Zoppi aponta para uma nova possibilidade de atuação dos Arteterapeutas dentro dos setores de ESG das grandes empresas. O participante atuará como peça chave de uma empresa na busca de sua realização profissional. Através de várias atividades plásticas expressivas, o participante irá: Fortalecer o vínculo com seus colegas de trabalho, entender o que é prosperidade, avaliar suas principais áreas humanas, estabelecer metas, analisar sua qualidade de vida hoje, despertar seu poder de persuasão, e ampliar suas áreas humanas. "Nos dias de hoje o que vale mais é a habilidade em desaprender o que aprendeu e aprender de novo. Um constante trabalho de construção, desconstrução e reconstrução do ser. Só assim teremos e seremos indivíduos completos. Um ser que vive a vida em perfeito equilíbrio consigo mesmo, com o outro, com seu corpo, sua mente e seu espírito, colorindo o seu caminho e elevando a cada dia o seu quociente de felicidade." Bacharel em Relações Públicas (Comunicação Social) - Pontíficia Universidade Católica de Campinas - Pucc – 1983. Pós Graduação em Arteterapia - Faculdade Vicentina de Curitiba – 2012
|
|
As Mandalas como Caminho para a Construção do Jogo da Vida (Mancala). Dilaina Paula dos Santos (SP) e Regina Maria Fiorezzi Hardt Chiesa (SP). Chiesa (2012) criou uma metodologia de construção de caminhos tendo como base as mandalas. Estes caminhos serão visitados na construção do jogo Mancala. Um jogo de origem africana muito antigo, em que as peças são movidas como no ato da semeadura e colheita, revelando um encontro com o ciclo vital. As mandalas servirão de base, de âncora para que cada pessoa possa construir caminhos no jogo da vida. Sair do bidimensional para o tridimensional, em que cada reconstrução é uma conquista. A energia criativa possibilitada pela vivência traz a sensação de destinação, de seguir o fluxo natural da vida e de construir os próprios caminhos.
Dilaina Paula dos Santos - Arte-educadora, Pedagoga, Psicopedagoga, Arteterapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae - ATESP 011/1203, Mestre em Arte UNESP, Diretora Gerente da AATESP, membro do Conselho Diretor da UBAAT , Autora do livro: Psicopedagogia dos Fantoches: Jogo de imaginar, construir e narrar, editado pela Vetor, e de outros artigos na área.. Parecerista da Revista da AATESP. http://lattes.cnpq.br/0046752029255450
Ms. Regina Maria Fiorezzi Hardt Chiesa - Arte-educadora, Arteterapeuta - AATESP - 022/1203 , Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie, pós graduada em Psico-oncologia pelo Instituto Sedes Sapientiae, curso de Gerontologia pelo Instituto Sedes Sapientiae, formação em Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP). Autora dos livros: O Diálogo com o Barro o Encontro com o Criativo, São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004; Mandalas Construindo Caminhos Um Processo Arteterapêutico, Rio de Janeiro: Editora Wak, 2012. http://lattes.cnpq.br/ 9074548430099693
|
Autobiografia como Diagnóstico em Arteterapia: O Livro da Vida. Celso Falaschi (SP) A utilização da escrita criativa e da pintura em aquarela como diagnóstico em Arteterapia. Dentro da proposta de escrita criativa, serão produzidos diferentes textos e uma pintura em aquarela, que, juntos, se integrarão em um livro produzido pelo próprio participante. A escrita e a aquarela levarão o participante a um mergulho no si-mesmo, permitindo um profundo contato com imagens do inconsciente. O participante será convidado a tecer (redigir) a própria história de vida e depois materializá-la em livro, juntando folhas, desenhando, colorindo, dando laçadas e nós com diferentes tipos de linhas, lãs e barbantes, levando-o ao seu processo de ressignificação, a melhor se entender como ser humano, a como ser e estar no mundo de forma plena, individuada e iluminada!
Celso Luiz Falaschi – Arteterapeuta AATESP 248/1012, especialista em Arteterapia pela Faculdade Vicentina/NAPE – Núcleo de Arte e Educação; Doutor em Psicologia – Ciência e Profissões (Criatividade), pela Faculdade de Psicologia da Puc-Campinas (2005); Mestre em Educação (Ensino Superior), pela Faculdade de Educação da PUC-Campinas (1996); graduado em Jornalismo, também pela PUC -Campinas (1982; Fundador e presidente da ABJL – Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário; co-fundador e conselheiro da CRIABRASILIS – Associação Brasileira de Criatividade e Inovação. Organizador de diversos livros. |
|
KINTSUGI e WABI SABI – para arteterapeutas. Angélica Shigihara (RS) Numa tentativa de vivenciar os conceitos orientais como a impermanência, o estar “aqui e agora” do Zen Budismo, e a beleza da imperfeição e simplicidade do Wabi Sabi, este mini-curso propõe-se a experiência de quebra e restauro real de um objeto, tendo como suporte a filosofia relacionada á técnica japonesa do Kintsugi. Trabalhando os aspectos internos sobre recompor feridas e destacar o potencial de transformação do processo em contexto arteterapêutico. A proposta tem como objetivo permitir a experiência do restauro que não almeja deixar o objeto como era antes, mas sim valorizar a cicatriz das feridas e as marcas do tempo, destacando a força obtida pela superação e “restauração” do equilíbrio e a valorização da dedicação no cuidado neste processo. Além disso será apresentada a fundamentação teórica relativa à proposta, e desenvolver em arteterapeutas formados ou em formação o autoconhecimento e a compreensão ao superar e re-significar experiências próprias, trabalhar fraturas, marcas, feridas, defeitos ou imperfeições que podem levar a uma melhor competência no atendimento terapêutico como profissional.
Angélica Shigihara- Arteterapeuta -AATERGS001/0603, Artista Plástica, Professora de desenho e Educadora infantil. Com Esp.Educação Especial: área das altas habilidades na UFRGS e Formação em Arteterapia no INFAPA/RS. Presidente fundadora e Membro da Comissão Cientifica da AATERGS. Membro do Conselho de Honra da UBAAT.
|
"Conhecendo o Método I am I de Pintura Espontânea". Maria Cristina Anauate (SP) O Método I.am.I™ de Pintura Espontânea® foi introduzido no Brasil na década de 80 pela sua criadora, Dra. Susan Bello. Método visa enfocar na libertação do Self Autêntico, sua essência e propósito de vida e atua no desenvolvimento das Inteligências Autênticas Múltiplas Inatas (I.am.I), de natureza emocional, criativa, intuitiva, imaginativa, simbólica, espiritual, visual e cinestésica expressadas através de imagens simbólicas do inconsciente nas pinturas espontâneas. A metodologia integra exercícios preparatórios para a pintura, escrita criativa, comunicação empática, e dinâmicas de grupo.
Terapeuta Ocupacional (USP - 1980). Especialista em Arteterapia – AATESP - 305/0915 Estudos em reabilitação neuropsicológica no Oliver Zangwill Centre (Ely- Inglaterra).
|
|